É fundamental conhecer as aplicações de carregadores de baterias para entender os tipos existentes e saber como escolher o modelo ideal para seu projeto.

Para que você tenha esse conhecimento, criamos este conteúdo com todas as informações necessárias. Confira!

Qual a finalidade dos carregadores de baterias para grupos geradores?

Os carregadores de bateria para geradores são um dos componentes mais importantes do gerador. São dispositivos eletrônicos que usam a fonte de alimentação CA para carregar a bateria do grupo gerador. Isso permite que a bateria suporte o processo de partida do motor quando necessário.

Os ECU’s (Unidade de Comando Eletrônico) dos motores eletrônicos são conectados no sistema de partida do motor diesel, ponto em que é retirada sua alimentação de energia. Daí a importância de manter a carga das baterias adequadamente. Em caso de falha do gerador, a bateria será a primeira coisa que um técnico de campo verificará.

Os carregadores além de garantirem a vida útil das baterias, monitoram sua carga e enviam alarmes em casos de falhas. Existem diversos modelos, que são escolhidos de acordo com a aplicação.

Além de geradores de energia, quais são as aplicações de carregadores de baterias?

Os carregadores de baterias podem ser aplicados nos mais diversos tipos de segmentos, tais como:

  • sistemas de CFTV;
  • torres de iluminação;
  • painéis elétricos;
  • veículos de emergência.

Quais são os principais tipos de carregadores de baterias da Deep Sea Electronics?

Podemos definir 5 diferentes tipos. Vejamos cada um deles e suas características:

Carregadores de baterias

Carregador de bateria não inteligente

Características

Esse modelo tem função de carregamento em múltiplos estágios, alta proteção (polaridade reversa, curto-circuito e limite de corrente), modo de impulso e modo de economia de energia.

Vantagens

Entre as principais vantagens estão o tamanho compacto do carregador — sem partes móveis, para uma maior vida útil da bateria —, projeto de modo comutado e proteção de falha na saída. Além disso, ele consegue atingir o mínimo de 80% de eficiência operando em total desempenho.

Os modelos que fazem parte desse tipo são:

  • DES9150 – 12V 3A;
  • DES9130 – 12V 5A;
  • DSE9255 – 24V 5A;
  • DSE9701 – 24V 5A;
  • DSE9702 – 12V 5A.
DSE9150

Carregador de bateria inteligente

Características

Esse modelo apresenta perfis de carregamento inteligentes de três e quatro estágios, pode ser configurado para atender a aplicações de 12V e 24V, tem limite de corrente ajustável, apresenta a tecnologia de microprocessador digital e faz compensação de temperatura para o carregamento da bateria.

Além disso, ele tem curvas de carregamento de bateria totalmente personalizáveis, porta de comunicação MODBUS RTU RS485, é totalmente configurável via Software de PC do DSE Configuration Suite e tem a opção de um display para visualização remota (DSE2541).

Vantagens

As vantagens são a flexibilidade para maximizar a vida útil da bateria, a facilidade de se adequar a uma ampla gama de tipos de bateria e a mínima eficiência de 86% em toda a faixa operacional. Ademais, vários carregadores podem ser conectados para fornecer uma saída de corrente maior. Por fim, ele ainda pode ser permanentemente conectado à bateria e à fonte de CA.

Os modelos que se encaixam nesse tipo são:

  • DSE9481 – 12V 5A;
  • DSE9472 – 24V 5A;
  • DSE9480 – 12V 10A;
  • DSE9470 – 24V 10A;
  • DSE9483 – 12V 15A;
  • DSE9473 – 24V 15A.
DSE9470

Carregador de bateria blindado

Características

Esse tipo de carregador é feito com metal em sua estrutura para criar a blindagem. Ele tem controle do painel frontal com exibição de variáveis e perfis inteligentes de carregamento de três e quatro etapas.

Esse modelo ainda é configurável para atender a aplicações de 12V e 24V e conta com compensação de temperatura para o carregamento da bateria e curvas de carregamento totalmente personalizáveis. Além disso, tem porta de comunicação MODBUS RTU RS485 é totalmente configurável via Software de PC do DSE Configuration Suite.

Vantagens

As vantagens desse tipo de modelo são a flexibilidade para maximizar a vida útil da bateria, a facilidade de se adequar a vários tipos de bateria e a mínima eficiência de 86% em toda a faixa operacional. Como no modelo anterior, vários carregadores podem ser conectados para fornecer uma saída de corrente maior e o modelo também pode ser permanentemente conectado à bateria e à fonte de CA.

Os modelos desse tipo são:

  • DSE9460 – 12V/24V 5A  e 10A
  • DSE9461 – 12V/24V 5A  e 10A
DSE9460

Carregador de bateria com duas saídas

Características

São carregadores que têm uma saída para cargas auxiliares e outra para carregar o banco de baterias. São projetados para uso em veículos e para aplicações que usam várias baterias ou cargas. Esse modelo tem perfis inteligentes de carregamento de três e quatro etapas e detecção remota de tensão.

Além disso, tem compensação de temperatura para o carregamento da bateria, curvas de carregamento de bateria totalmente personalizáveis, porta de comunicação CAN J1939 totalmente configurável via Software de PC do DSE Configuration Suite.

Vantagens

Suas características permitem total flexibilidade para maximizar a vida útil da bateria, facilidade para se adequar a muitos tipos de bateria e mínimo de 90% de eficiência em toda a faixa operacional. Aqui, vários carregadores podem ser conectados para fornecer uma saída de corrente maior. Ademais, o modelo pode ser permanentemente conectado à bateria e à fonte de CA. O modelo deste tipo é o DSE9462 24V 15A & 12V 10A.

DSE9462

Carregador de bateria de alta carga

Características

Por fim, o carregador de alta carga tem carregamento inteligente de três e quatro estágios, compensação de temperatura para bateria, carregamento de bateria totalmente personalizável, comunicação MODBUS RTU RS485, porta de comunicação CAN J1939 totalmente configurável via DSE Software do PC do Configuration Suite.

Vantagens

É totalmente flexível para maximizar a vida útil da bateria, adequado para uma ampla gama de baterias e conta com mínimo de 90% de eficiência em toda a faixa de operação. Nesse modelo, vários carregadores podem ser ligados juntos para fornecer maior corrente na saída. Também pode ser permanentemente conectado à bateria e à alimentação AC.

Os modelos são:

  • DSE9484 – 12V 30A;
  • DSE9474 – 24V 30A.
DSE9474

Como escolher o carregador de bateria ideal para sua necessidade?

Quatro critérios devem ser levados em consideração na escolha do carregador de baterias:

  • tipo de bateria necessária (NiCd, chumbo ácidas ou do tipo gel);
  • tensão de entrada e tensão de saída;
  • corrente de saída: é aconselhável utilizar um carregador de bateria com uma classificação de corrente de 1:10 da capacidade. Por exemplo, uma bateria de 100A precisaria de um carregador de 10A;
  • carga permanente: é o principal requisito para a corrente de carga. O carregador deve ser capaz de fornecer essa corrente, com a capacidade restante usada para carregar a bateria. Por exemplo, para uma carga permanente de 2A, um carregador de bateria de 5A ou 10A é considerado adequado para a maioria das aplicações.

Quais são as principais dúvidas sobre o assunto?

Que tamanho de carregador devo usar para uma bateria que descarrega regularmente para um nível baixo?

Isso geralmente significa que você precisa de um tempo de recarga rápido. Use um carregador maior, com uma classificação atual de até 10 vezes a capacidade da bateria.

Que tipos de baterias são compatíveis com os carregadores de bateria DSE?

Os carregadores de bateria DSE têm uma tensão de carga configurável adequada para a maioria dos tipos de bateria (ou seja, NiCd, chumbo-ácido, tipo de gel etc.). Para os carregadores “inteligentes”, essa tensão é configurável pelo usuário.

Com que frequência as baterias e carregadores de bateria devem ser verificados?

Quando eles estão em um local remoto e raramente são inspecionados você precisa de um carregador com um alarme de falha. Isso alimenta um alerta para o controlador de seu gerador, que o retransmite para seus sistemas de gerenciamento.

Vimos ao longo deste conteúdo que há várias aplicações de carregadores de baterias, sendo necessário escolher o modelo ideal para a necessidade do seu projeto. Analise as características que mostramos e faça sua escolha.

Agora que você conhece as aplicações de carregadores de baterias, fique ligado nas nossas redes sociais para ler mais conteúdos interessantes como este!